• Newbrand

Você sabe como calcular o ROI? Utilize o cálculo de ROI e descubra se seus investimentos estão valen



Como calcular o ROI dos investimentos em Marketing? Todas as organizações empresariais têm o mesmo objetivo: aumentar o lucro e reduzir custos e riscos. Dessa maneira, elas devem investir em boas práticas para poder avançar num mercado altamente disputado e em constante crescimento como é no Brasil.

E além de estratégias de negócio, é necessário ter um bom método para mensurar os retornos dos investimentos. É para isso que serve o ROI, através do qual você consegue ver o caminho que sua empresa está seguindo. Confira abaixo o conceito dessa fórmula e como utilizá-la.

O que é ROI?

Antes de qualquer coisa, ROI é a sigla para Return On Investment, que significa Retorno sobre o Investimento. O ROI é a representação do lucro ou prejuízo que se tem após a aplicação de dinheiro no marketing.

O indicador pode ser útil para calcular diversos tipos de investimentos. É comum que se utilize a fórmula em aquisições de produtos e maquinários, mas também pode ser usado para analisar contratações de funcionários ou terceirização de serviços. Algumas organizações usam a taxa ROI na reformulação de produtos. No marketing, é comum utilizá-la em projetos, estratégias ou campanhas.

Em suma, o cálculo do retorno sobre investimento pode ser feito sobre tudo o que visa um lucro futuro. É importante que, para a análise de ROI ser eficiente, a empresa passe por uma modelagem financeira e orçamentária. Isso torna a extração de dados mais fácil. Você consegue perceber, então, quais investimentos valem a pena para a empresa, além de poder melhorar aqueles que não estão tendo um bom desempenho.

Dessa forma, há um cálculo para cada parte do negócio. Há o ROI do marketing digital, ROI de e-mail marketing, ROI de projetos, entre outros.

Como calcular o ROI da sua empresa?

Não existe apenas uma fórmula para o ROI, pois elas dependem de detalhes do investimento que se deseja calcular. Mas o objetivo é sempre descobrir se o retorno ao menos paga a aplicação de recurso. Dessa forma, você pode calcular o ROI da seguinte forma:

  • ROI = ((Receita – Custos) / Custos) x 100

A receita é o valor líquido que o investimento irá despender ao longo de topo o processo. Subtrai-se dessa quantia os custos de aquisição. Por último, divide-se tudo pelos próprios custos de obtenção do investimento. A multiplicação por 100 serve para descobrir o valor em percentual.

É importante entender que as receitas e custos considerados no cálculo de ROI são aqueles gerados pelo investimento, e não as receitas e custos totais da empresa.

Vamos ver um exemplo para ficar mais claro:

Imagine uma empresa que recebeu um lucro de 25 mil reais com seus serviços. Ela obteve uma margem de lucro de 40%. Quando for realizar o cálculo de ROI, ela deve incluir o valor de 15 mil reais, pois se trata dos 40%, e não dos 25 mil (que seria, evidentemente, 100%).

Digamos que a empresa gastou 5 mil reais com uma campanha de marketing. Ela teria ganhado, então, duas vezes o valor que investiu, e seu lucro seria de 200%. Por que? Vejamos:

  • ROI = Lucro (15 mil) – Custo (5 mil) = 10 mil

  • ROI = 10 mil/5 mil

  • ROI = 2

A margem de retorno nesse caso é de 2, ou 200%, mas ela varia de acordo com cada projeto, aquisição, planejamento, etc.

Use o cálculo de ROI sempre que puder

O ROI não é apenas uma ferramenta simples de análise. Se usado com frequência, ele tem um impacto profundo na formação cultural do seu negócio. Isso porque a fórmula ajuda a desenvolver um olhar analítico sobre a empresa. Você aprende a tomar as melhores decisões, a focar nos resultados e a entender melhor o funcionamento do setor.

Isso, em longo prazo, deixa sua administração forte, fazendo com que o negócio seja saudável. Portanto, use a taxa de ROI sem moderação para poder obter resultados no mercado e se manter como um dos melhores competidores.

#ROI #Investimentio #Custos

3 visualizações
Newbrand Comunicação, branding, design