• Newbrand

Aposte na tendência de vídeo marketing



Há alguns anos, dizíamos que o vídeo marketing seria o futuro da comunicação. Este futuro chegou. O conteúdo audiovisual está, a cada dia, mais presente em nossas vidas, a começar pelo incessante crescimento do YouTube. E as empresas, seguindo esta tendência, estão investindo alto nessa ferramenta e obtendo resultados surpreendentes.

Dr. James McQuivey, da Forrester Research, já afirma que um minuto de vídeo vale mais que 1,8 milhão de palavras. E Robert Kyncl, vice-presidente de conteúdo global do YouTube, afirma que, em breve, 92% do tráfego da internet será de vídeos. Por que? Porque, atualmente, as pessoas optam por soluções rápidas, alternativas, dinâmicas, informação completa e compacta. Em um mundo tão tecnológico, onde as pessoas estão conectadas 24h por dia, otimizar a comunicação é a melhor forma de fazer com que seu conteúdo chegue até elas.

As seguintes estatísticas provam o quanto o vídeo marketing tem crescido e como é importante:
  • 59% dos executivos preferem assistir um vídeo a ler um texto, caso ambos estejam na mesma página.

  • 52% dos consumidores afirmam que vídeos de produtos influenciam na sua decisão de compra.

  • Uma média de três, a cada cinco pessoas, gastam ao menos dois minutos para assistir um vídeo que apresente informações sobre um produto.

  • Depoimentos de clientes sobre produtos em vídeos pode aumentar em 600% o número de vendas.

  • E-mail marketing com vídeos tem 96% mais chances de obter cliques.

  • YouTube recebe cerca de 4 bilhões de visitas por dia e mais de 6 bilhões de horas são consumidas com vídeos do site todo mês.

Convincente, não? E existem, ainda, outros dados importantes para destacar, como o fato de que mais de 75% dos comerciantes já planejam inserir vídeos apresentando seus produtos, o que gera a expectativa de que o número de usuários de vídeos online deve chegar em 1,5 bilhão, neste ano.

Se você acredita que esta tendência pode trazer resultados para sua empresa, é importante saber que resultados significativos são conquistados por meio de um planejamento inteligente, seguindo os padrões que não só chamam, mas também prendem a atenção do público.

Algumas informações são importantíssimas e não podem ser deixadas de lado no momento da produção do seu vídeo. Por exemplo: os primeiros 10 segundos são cruciais para atrair a atenção do espectador, se, nesse período, ele julgar o conteúdo desinteressante, provavelmente desistirá de assistir até o fim; os vídeos mais assistidos do YouTube têm, em média, de 30 segundos a dois minutos de duração.

  • 20% das pessoas desistem de assistir à um vídeo após 10 segundos

  • 33% após 30 segundos

  • 45% após 1 minuto

  • 60% após 2 minutos

Estando ciente das propriedades básicas de um vídeo de sucesso, é hora de entrar no processo de criação, que envolverá estratégia, público-alvo e mensagem a ser transmitida.

Para que seu vídeo marketing traga resultados, é imprescindível que seu objetivo esteja bastante claro. O que sua empresa pretende com esse conteúdo? Atrair possíveis clientes? Alavancar o número de vendas? Elevar o número de leads? Se tornar mais popular no universo digital? Independentemente de qual seja, além de uma estratégia inteligente, é importante encontrar um diferencial, algo que chame atenção e se destaque em meio à tantos conteúdos existentes na web.

Assim que o material estiver construído, com a cara da empresa e pronto para ser divulgado, é hora de começar o trabalho duro. Muitos pensam que a etapa de desenvolvimento e planejamento é a mais trabalhosa, e pode até ser, porém, no momento da disseminação do seu vídeo marketing, é preciso ter firmeza para não desanimar, pois o começo é sempre difícil.

Com o tempo, é interessante ficar atento aos resultados, como quantidade de visualizações, número de compartilhamentos, tempo assistido, entre outros. Com base nesses dados, será possível rever estratégias, analisar possíveis otimizações e repensar o planejamento. Fique por dentro das tendências na internet, saiba quais são os assuntos mais procurados e tente se inspirar nisso. Essas práticas auxiliam na melhoria e evolução dos seus vídeos, deixando-os cada vez mais atrativos para o seu público.

#VídeoMarketing #Leads

5 visualizações
Newbrand Comunicação, branding, design