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O papel social das marcas


Quando se pergunta qual o papel social de uma marca, queremos saber como ela contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas, seja socialmente ou ecologicamente. Uma marca não é somente um símbolo gráfico visual, ela se transforma ao longo de sua existência, evolui e acompanha as mudanças da sociedade e do mercado no qual está inserida. Nesse contexto, as marcas devem exercer seu papel de agente transformador da sociedade, interagindo socialmente com as pessoas e promovendo ações com impacto positivo na vida delas.


Há muito tempo as responsabilidades sociais deixaram de ser uma atribuição exclusiva do governo e passaram a ser compartilhadas com o terceiro setor e com a iniciativa privada. Exemplos recentes são os movimentos Outubro Rosa e Novembro Azul, esse dois meses dedicados à conscientização e prevenção do câncer de mama e de próstata, respectivamente. População, empresas e entidades diversas têm se mobilizado e dado força a esses movimentos que crescem a cada ano, chamando a atenção para estes problemas de saúde pública.

O papel das marcas mudou. Hoje é preciso ir além da lucratividade. É entender o propósito e os valores da marca e oferecer algo que contribua para a qualidade de vida das pessoas. As mudanças vivenciadas pelos brasileiros nos último 10 anos confirmam que as marcas têm que assumir sua postura responsável diante de temas relevantes para toda a sociedade.

Temos uma população mais empoderada e madura. O crescimento no nível de escolaridade e a revolução digital contribuíram muito pra isso. O consumidor deve ser abordado como cidadão, e este cidadão está cada vez mais consciente e crítico com relação aos acontecimentos sociais, políticos e econômicos, e exigindo uma postura mais engajada das empresas.

Comprar de marcas que exploram o trabalho infantil é inadmissível. Comprar de marcas que impactam negativamente o meio ambiente não é mais aceitável. Marcas que estimulam o consumo desenfreado não são bem vistas. Comportamento de marca que visa somente o lucro e com o qual o consumidor se sinta minimamente lesado, é um tiro no pé da gestão do negócio.

O que as marcas podem fazer nesse cenário é focar nas necessidades do seu público de interesse, conhecer seus desejos e necessidades, olhar para dentro e para fora, se enxergando como agente social e pensando em como podem contribuir para melhorar o mundo ao seu redor.

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