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TAM e LAN juntas por uma nova marca: LATAM


Após a GOL anunciar a sua nova marca, agora foi a vez da TAM fazer o mesmo. A empresa aérea brasileira se uniu ao grupo sul-americano LAN quando o adquiriu em junho de 2012, mas até agora as duas operavam com identidades visuais e marcas diferentes. A marca foi apresentada em agosto de 2015 e as duas empresas serão unificadas publicamente em uma única marca e nome, a LATAM. A partir do primeiro semestre deste ano a aparição da nova identidade vem mudando constantemente.


A marca acima foi mantido às sete chaves até o seu lançamento. De acordo com a LATAM, a mudança da identidade visual começou a ser vista em 2016 começando pelo site, escritório, balcões e aeronaves da companhia. O tempo de transição estimado pela empresa é de três anos, tempo até compreensível se você levar em conta que são mais de 300 aviões que devem receber a nova marca.

A marca

A nova marca partiu de dois pilares: uma marca genuinamente latino-americana e a ideia de expansão. Um visual capaz de expressar o movimento de LATAM para o mundo e do mundo para LATAM. Nesse caminho, uma constatação: a América Latina é muito mais uma identidade cultural do que territorial. Isso significa que não há exatamente um mapa político da América Latina – existe a América, da América do Norte, do Sul e Central.

De fato, poucos observadores reconhecem rapidamente os contornos da América Latina. E foi estudando formas para traduzir esses conceitos de origem e movimento, que nos inspiramos nos contornos da região, chegando ao símbolo.

Com olhos no digital, nasceu um logo que pode ser trabalhado com volumetria e movimento. Um símbolo que começa em uma origem, mas que sai daquele ponto e cresce. O desenho traçado remete a partes que se complementam e interagem, formando uma trama aberta, em construção. É um ícone associativo, contemporâneo, dinâmico, rico em conexões.


Paleta de cores

O ponto de partida foi a definição da paleta de cores. Uma seleção capaz de trazer a herança de LAN e TAM, representar o espírito latino-americano e os valores da nova marca, com toques de calor e ousadia.

Assim cfoi definido às cores principais: o índigo e o coral. Resultado da mistura entre o azul de LAN e o vermelho de TAM, o índigo materializa essa união em forma de cor. O coral é um elemento inédito nas paletas das airlines e representa que LATAM vai além da união de LAN e TAM, trazendo uma proposta nova, maior, continental, pulsante.

As duas cores carregam em si os valores da nova marca: o índigo representa a eficiência e a elegância; e o coral espelha o lado caloroso, apaixonado, focado em pessoas. A cartela completa de LATAM reflete a América Latina: vibrante, diversa, multicultural.


Tipografia

A LATAM utilizará como fonte proprietária uma família tipográfica exclusiva, composta por 10 pesos diferentes, especialmente desenhados pelo tipógrafo internacionalmente premiado, Daniel Sabino.

Tendo como ponto de partida a combinação única e harmoniosa de ângulos retos e arredondados, a família tipográfica batizada de Latam Sans reflete a riqueza e a pluralidade da América Latina e representa a conciliação visual das dualidades presentes na nova marca.


Iconografia

Com acervo exclusivo de mais de 300 ícones, a proposta iconográfica também se inspira nos conceitos que nortearam as demais criações. Os ícones se formam por linhas diagonais ascendentes, assim como retas e curvas, criando uma forte conexão com seu logo.


Desenhos que nos chamam a acompanhar mentalmente o caminho percorrido pelo ilustrador. Formas que não se fecham por completo, mostrando uma LATAM aberta para o mundo, que está sendo construída por todos nós.


Você já pode conferir as cores secundárias em algumas aplicações, como em pôsteres. Aos poucos, essas cores tomarão os ares.

Próximas escalas

Essa é só a primeira escala na viagem pelo universo visual de LATAM. Sabemos que uma identidade visual para uma companhia aérea deve abranger uma experiência completa. Além do visual, outros sentidos vão tangibilizar a marca LATAM: a audição, o tato, o paladar…



Por isso, a partir de 2016 até a transição completa veremos novidades em estilo fotográfico, ilustração e desdobramento da identidade visual em espaços físicos, aeronaves, uniformes, comunicação etc.

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